quinta-feira, 4 de junho de 2009

O otimista e o positivista

Uma vez, há alguns anos, entrei num elevador e por pura falta de opção – além, claro, de curiosidade – comecei a escutar a conversa de três meninas próximas a mim. Uma terminava de contar uma história e se queixava muito, ao que a outra respondeu: “Não se preocupe tanto, vai dar tudo certo. Você precisa ser mais positivista.”

Eu adoro essa história. Já contei para meio mundo e sempre que posso, repito.

Pois bem, nos últimos dias tenho comentado muito com o Luiz sobre as imbecilidades cometidas pelos jornais na cobertura da queda do avião (inclusive a fantástica e delicada manchete no Estadão).

Para melhorar, hoje, tentando ler matérias sobre o discurso do Obama no Iraque, me deparo com essa pérola:

“Em declarações à emissoras (sic.)de TV locais, o porta-voz do governo, Ali al Dabbagh, pediu ao líder americano que respeite os compromissos que os EUA têm com seu país e considerou que a parte dedicada ao Iraque reflete o "positivismo" da Casa Branca no tema.”

Bem, após ler o texto acima penso: que diabos terá Ali Babá achado do discurso? Será que, finalmente, sou eu que não sei o que significa positivismo? Será que o uso da palavra positivismo (e entre aspas ainda) tem algum sentido oculto cujo significado profundo eu não alcanço?

Lá vou eu ao Houaiss (antes que alguém comente acho um péssimo dicionário, mas é o único que eu tenho aqui) e leio:

“Acepções
substantivo masculino

1 estado ou qualidade de positivo; caráter seguro, definitivo
2 Rubrica: filosofia.
sistema criado por Auguste Comte (1798-1857), e desenvolvido por inúmeros epígonos, que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas; filosofia positiva, comtismo
3 Derivação: por extensão de sentido. Rubrica: filosofia.
em sentido lato, cada uma das doutrinas influenciadas pelo comtismo nos sec. XIX e XX, caracterizadas pelo cientificismo, metodologia quantitativa e hostilidade ao idealismo
4 Rubrica: lingüística.
atitude de alguns lingüistas que se limitam a considerar os fatos da linguagem como um conjunto de fenômenos a serem descritos, tomados independentemente dos falantes que os empregam”

Hum... continuo confusa.

Saí, então, caçando sites gringos para ver se descubro o que será que o porta-voz iraquiano achou do discurso e encontro o seguinte:

Ali al-Dabbagh, the Iraqi government spokesperson, said the speech was historic and important and reflected a positive direction for the new administration and it is a new start."

Num dicionário Cambridge que achei na net positive pode ser definido como hopeful ou confident, or giving cause for hope and confidence em uma tradução simples uma atitude positiva. Ex.:
On a more positive note, we're seeing signs that the housing market is picking up.
The past ten years have seen some very positive developments in East-West relations.
There was a very positive response to our new design - people seemed very pleased with it.

Assim, numa tradução bem porca temos mais ou menos o seguinte:

“Foi um discurso histórico e importante e reflete a orientação mais otimista/esperançosa da nova administração e é um recomeço”

Como o comentário acima traduzido não tem nada a ver com o que está sendo dito pelo jornal brasileiro pode ser que o repórter que escreveu a matéria estivesse se referindo a algum outro ponto do discurso feito pelo Sr. Ali Babá. Pode ser...

Eu até poderia procurar mais mas não estou com vontade. O caso é que, no fundo no fundo, acho mesmo é que a mina do elevador está fazendo escola. Em breve, vou contar a historinha que iniciou esse post e ninguém mais vai achar graça.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mercado Imobiliário

Seguindo, ontem, além da visita ao La Moneda, fui conhecer o apartamento novo que a Val comprou para ir morar com seu marido. Em resumo, o mercado imobiliário em SP é uma bomba. Vejam se não tenho razão.
O apartamento fica num dos bairros mais valorizados da cidade (Vitacura). Está perto da sede da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU), de várias embaixadas (inclusive é vizinho de muro, não muito alto, da embaixada de Cuba, ou seja, apresenta ótimos planos de fuga) e da Avenida Alonso de Córdoba que é a Oscar Freire local (vai vendo aonde vai se meter a embaixada de Cuba).
Embora seja um apartamento de primeiro andar, todas as janelas estão orientadas para um pátio do próprio edifício e a coisa mais próxima que existe à vista são árvores (nada mal).
O apto tem 91 m², dois quatros, cozinha de bom tamanho para prédios novos, área de serviço pequena (para os padrões brasileiros, normal aqui) uma sala boa, uma varanda bem grande e contínua que vai da sala até o segundo quatro, dois dormitórios (sendo uma suíte) e mais um banheiro comun.
Até aí, normal. O que chama – e muito – a atenção é o acabamento.
Primeiro, o apartamento é entregue com carpete de madeira na sala, azulejos nos banheiros e cozinha, carpete nos quatros (o lugar é frio), etc. sem nenhum custo adicional. Isso nem seria tão espantoso já que, verdadeira aberração, é esse sistema brasileiro que cobra o azulejo à parte, mas não é só.
O banheiro, por exemplo, é entregue completo! E por completo eu quero dizer todas as louças e metais, inclusive banheira (nos dois banheiros), armários embaixo da pia e, pasmem, espelhos!!!!
Além disso, a casa está repleta de armários embutidos PROFUNDOS. O apto. tem armários nos dois quartos, no corredor e ao lado da entrada.
A cozinha vem tão completa quanto o banheiro. De verdade, só faltam geladeira e máquina de lavar pratos, já que o fogão elétrico vem instaladoooooooo. A cozinha planejada também é entregue pela construtora, ou seja, o ap já vem de fábrica com armários (suspensos e sob a pia), gaveteiro, balcão e uma pia dupla que faria a Kika muito feliz (sabe para não misturar louça com gordura da sem gordura). E a área de serviço já tem um tanquezinho, mais espaço para a máquina.
Os dois quartos e a sala dão para uma varanda contínua e bem confortável. O vidro que separa o ambiente interno da sala é duplo. Há calefação nos dois dormitórios.
Não vou dizer aqui quanto ela pagou, pois seria indelicado, mas posso dizer não saiu nada caro (quanto mais com toda a bagulhada que vem de fábrica). Quem quiser saber o preço me pergunta depois.
A única falha (que não é um problema do apto, mas do país) e que não há ralos. É isso, no Chile, ainda não inventaram o ralo!
Notei isso logo a primeira vez que lavei o banheiro daqui. Joguei um monte de água no chão e pimba, cadê a porra do ralo? Agora já estou esperta. Lavar banheiro, só com a escova mágica.
Não sei se é por culpa dos terremotos ou se é uma cultura que não desenvolveu o conceito do ralo e ponto, mas que esse é um conceito perdido isso é.

domingo, 31 de maio de 2009

La Moneda

Hoje foi dia do Monumento Nacional, que é uma espécie de virada cultural das instituições. Todos os prédios públicos ficam inteiramente – ou quase – abertos à visitação pública.

Ministérios, Congresso, Palácio La Moneda... todos os prédios públicos podem ser percorridos e visitados por quem quer que seja. Claro, sempre tem uma fila, mas é percorrível.

Fui visitar o La Moneda. Vi todas as salas (inclusive o local onde morreu o Allende), os gabinetes, salões oficiais, etc. No que tange ao Allende, como a intenção é recuperar e manter a memória do país, eles restauraram o palácio tentando manter suas características de época (depois posto as fotos).

Agora, o que eu achei mais engraçadinho foi o setor da primeira-dama. O Chile, como qualquer país do mundo, tem a figura institucional da primeira-dama que, ao longo da história, sempre esteve encarregada de certas atividades. Quando a Bachelet foi eleita apareceu o problema: quem agora vai realizar as atividades da primeira-dama?

Para resolver o caso, logo após a eleição, Bachelet criou a Diretoria da Área Sócio-Cultural da Presidência e indicou uma senhora chamada Adriana Delpiano para o cargo. A senhora, no caso, era uma assistente social com muita experiência em política pública etc., e, também, amiga da Bachelet. Assim, ficou conhecida como primeira comadre.

Hoje, o cargo é ocupado por outra pessoa chamada María Eugenia Hirmas, mas o nome (primeira-comadre) ficou. Adorei .