segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mercado Imobiliário

Seguindo, ontem, além da visita ao La Moneda, fui conhecer o apartamento novo que a Val comprou para ir morar com seu marido. Em resumo, o mercado imobiliário em SP é uma bomba. Vejam se não tenho razão.
O apartamento fica num dos bairros mais valorizados da cidade (Vitacura). Está perto da sede da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU), de várias embaixadas (inclusive é vizinho de muro, não muito alto, da embaixada de Cuba, ou seja, apresenta ótimos planos de fuga) e da Avenida Alonso de Córdoba que é a Oscar Freire local (vai vendo aonde vai se meter a embaixada de Cuba).
Embora seja um apartamento de primeiro andar, todas as janelas estão orientadas para um pátio do próprio edifício e a coisa mais próxima que existe à vista são árvores (nada mal).
O apto tem 91 m², dois quatros, cozinha de bom tamanho para prédios novos, área de serviço pequena (para os padrões brasileiros, normal aqui) uma sala boa, uma varanda bem grande e contínua que vai da sala até o segundo quatro, dois dormitórios (sendo uma suíte) e mais um banheiro comun.
Até aí, normal. O que chama – e muito – a atenção é o acabamento.
Primeiro, o apartamento é entregue com carpete de madeira na sala, azulejos nos banheiros e cozinha, carpete nos quatros (o lugar é frio), etc. sem nenhum custo adicional. Isso nem seria tão espantoso já que, verdadeira aberração, é esse sistema brasileiro que cobra o azulejo à parte, mas não é só.
O banheiro, por exemplo, é entregue completo! E por completo eu quero dizer todas as louças e metais, inclusive banheira (nos dois banheiros), armários embaixo da pia e, pasmem, espelhos!!!!
Além disso, a casa está repleta de armários embutidos PROFUNDOS. O apto. tem armários nos dois quartos, no corredor e ao lado da entrada.
A cozinha vem tão completa quanto o banheiro. De verdade, só faltam geladeira e máquina de lavar pratos, já que o fogão elétrico vem instaladoooooooo. A cozinha planejada também é entregue pela construtora, ou seja, o ap já vem de fábrica com armários (suspensos e sob a pia), gaveteiro, balcão e uma pia dupla que faria a Kika muito feliz (sabe para não misturar louça com gordura da sem gordura). E a área de serviço já tem um tanquezinho, mais espaço para a máquina.
Os dois quartos e a sala dão para uma varanda contínua e bem confortável. O vidro que separa o ambiente interno da sala é duplo. Há calefação nos dois dormitórios.
Não vou dizer aqui quanto ela pagou, pois seria indelicado, mas posso dizer não saiu nada caro (quanto mais com toda a bagulhada que vem de fábrica). Quem quiser saber o preço me pergunta depois.
A única falha (que não é um problema do apto, mas do país) e que não há ralos. É isso, no Chile, ainda não inventaram o ralo!
Notei isso logo a primeira vez que lavei o banheiro daqui. Joguei um monte de água no chão e pimba, cadê a porra do ralo? Agora já estou esperta. Lavar banheiro, só com a escova mágica.
Não sei se é por culpa dos terremotos ou se é uma cultura que não desenvolveu o conceito do ralo e ponto, mas que esse é um conceito perdido isso é.

Um comentário: