quinta-feira, 23 de abril de 2009

Porque vim para o Chile

A piadinha é para as ddemicas que já viveram nas terra de Espanha...

Pois bem. Já foi dito que o Chile seria a última fronteira - The ultimate ddm challenge. Agora vem a prova que faltava...



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Turistando

Essa semana estou estudando de manhã e tenho usado as tardes para turistar (ô vidão).

Ontem fui ao Centro Cultural La Moneda e hoje ao Museu Histórico de Santiago.

O Centro Cultural fica logo atrás do palácio La Moneda, o qual, deve-se dizer, fica parcialmente aberto ao público em geral e serve de passagem para os reles mortais. Trata-se de um prédio subterrâneo com lojas, exposições, cinema e oficinas.

Conheci o Centro Cultural da outra vez que estive aqui e resolvi repetir a dose. Não me arrependi. No primeiro subsolo tem uma loja de produtos de artesanato (principalmente de coisas mapuche) com roupas, jóias, objetos de madeira e cerâmica não caros e muito bonitos. Ali também funcionam oficinas de artesanato com mestres mapuches.

Também havia uma exposição com os melhores projetos de desenho industrial e gráfico, desenho de interiores e outros realizados pelos alunos de diversas universidades locais. Muito legal e interessante.

Por fim, havia ainda uma exposição de obras sacras coloniais. Não sou grande apreciadora de arte sacra mas...

Imaginem o quadro da Santa Ceia de Leonardo da Vinci (uma mesa, todo mundo olhando para câmera, Jesus no meio). Agora imaginem que, em vez de roupas azuis, marrons e brancas, a galera (no caso, os Santos) tivesse sido vestida pelo Joãzinho Trinta e Cristo fosse cabelator. Imaginaram? Pois é.

Infelizmente não pude tirar foto então vocês vão ter que imaginar mesmo. Quem quiser ver mais do centro, é só entrar aqui

Hoje fui ao Museu Histórico. É interessante também com móveis da colônia e outros objetos históricos.

Gostei principalmente da parte relativa à história do séc. XX... Parafraseando o Caetano: para o chileno branco é branco, preto é preto e a mulata não é a tal. Em suma, e sem fazer juízo de valor, você pode até ter saudades do Pinochet (ou do Allende) mas você não pode fingir que ele não foi o Pinochet (ou o Allende).

No Museu estão expostos os óculos do Allende (ou o que sobrou deles) e que foram resgatados por uma mulher que os guardou durante todo o período da ditadura e depois doou ao Museu.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cadê minha bússola?

Dando seqüência ao rol de informações semi-úteis sobre Santiago, uma coisa que me chamou a atenção desde que eu cheguei aqui é a forma como as pessoas se orientam e, inclusive, marcam encontros. Vamos aos exemplos:

- O restaurante fica na esquina sur-oriente;


- Vamos nos encontrar na esquina nor-poniente das ruas Miguel Claro e Providência.

Ok, até para mim - que sou uma pessoa razoavelmente orientada - essa é a forma mais engraçada e maluca de marcar pontos de encontro que eu já vi.

Para quem não captou, explico: as pessoas aqui (todas elas) se orientam pelos pontos cardeais que chamam de norte, sur, poniente e oriente. Assim, o encontro na esquina nor-poniente (ou noroeste) pressupõe um conhecimento aprofundado da rosa dos ventos. Se não estiver familiarizado com o conceito apele para a bondade alheia. Vai ter sempre alguém disposto a lembrar que a referida esquina é aquela onde está o Starbucks.

A explicação para esse modo único de marcar encontro é que, como a cordilheira margeia toda a cidade pelo lado oriente (tô craque), fica fácil saber onde estão os 'pontos cardeais'.

Tá bem, eu até concordo. Mas vá aplicar esse raciocínio quando vc está dentro do buraco do metrô!

E aí você desce na estação do metrô e, em vez de encontrar uma explicação tipo: saída sentido Rua Consolação/saída sentido Rua Augusta; você encontra: saída Av. Providência Norte/saída Av. Providência Sul.

Para auxiliar os perdidos, as plaquinhas do metrô sempre tem a indicação de onde está o norte:

http://www.metrosantiago.cl/planos.php

Agora, vejam bem, depois de dar umas voltinhas pela plataforma quem é que lembra onde está o norte (quanto mais o nor-poniente)?

As placas de rua que indicam os caminhos pela cidade também usam essa estratégia. Imagino que depois de um tempo, vou me acostumar... se que todo mundo usa esses termos eu também vou chegar lá.

Seja como for, se algum dia você vir um chileno dando entrevista e informando que o suspeito fugiu para o oriente isso NÃO quer dizer que ele tenha ido se refugiar na China ou no Afeganistão. Ele, simplesmente, correu para lá.

Vou ficar devendo umas fotos com essas informações. Amanhã vou dar uma volta pela cidade e faço alguns registros.

Em tempo, andei buscando umas imagens do metrô para colocar aqui e começou a aparecer um monte de foto de mulher pelada. Daí achei essa matéria da BBC:

http://www.truveo.com/Stripper-que-dan%C3%A7a-em-metr%C3%B4-no-Chile-%C3%A9-presa/id/3719926185

Imagina em São Paulo!!!