Aqui, em Santiago, também tem uma Zé Paulino: chama-se Patronato. Assim como no caso da Zé Paulino, embora exista uma Rua Patronato, o complexo de lazer consumístico se espalha por alguns quarteirões cheios de camelôs e de mulheres fazendo pesquisa de preços, arrastando crianças e comprando. Também como no caso da Zepa o local tem lojas boas e lojas bem bagaceiras. A diferença é que as lojas tranqueiras não querem parecer chicosas, são trash total, ainda que tenham coisas que prestem.
Numa das tiendas em que eu entrei a vendedora, de microfone na mão, ficava em cima de um banquinho, dançando reggaeton e gritando uma coisa do tipo: quem escolher uma jaqueta jeans durante essa música leva a peça por 1.000 pesos.
Patronato não tem só roupas. É uma mistura de Zé Paulino com 25 de Marco. Tem lojas de bijuteria, lojas de badulaques para o cabelo (tipo 50 elásticos por um real), além de roupas e coisas para o lar. Ah, e quem vc acha que toma conta do caixa? Os coreanos, claro. Como eles não falam nada de espanhol, uma vez feita a compra, a menina do balcão escreve o preço num papelzinho amarelo (meio padronizado) e o cliente vai lá ao caixa e paga.
Uma diferença gritante é que, aqui, você não corre o risco de morte ao atravessar a rua (aliás, os pedestres têm uma vida bem tranqüila em Santiago). Além disso, o acesso por metrô é realmente bom e fácil.
Uma coisa boa é que todas as lojas vendem para pessoas físicas comuns (embora comerciantes tenham preços especiais), mas poucas aceitam cartão.
Feita essa introdução, vamos ao que interessa. Nunca vi tantas malhas e roupas de frio tão boas e tão baratas. Para auxiliar na conversão adotei um sistema de que 10.000 pesos são, aproximadamente, 40 reais. Pois bem, nenhuma das compras abaixo custou mais que 10.000 pesos (na verdade, foi bem menos que isso).
Pois é. Nenhuma das malhas (que têm todas capuzinho) nem a saia (que veio com cinto e tudo e eu nem pedi) custaram mais que 40,00 reais.
Perdi o recibinho, mas assim que aparecer na fatura do cartão eu coloco aqui o total.
Amanhã vou para Páscoa e não levo o note. Como ficarei lá uma semana, novidades só na Páscoa.