domingo, 31 de maio de 2009

La Moneda

Hoje foi dia do Monumento Nacional, que é uma espécie de virada cultural das instituições. Todos os prédios públicos ficam inteiramente – ou quase – abertos à visitação pública.

Ministérios, Congresso, Palácio La Moneda... todos os prédios públicos podem ser percorridos e visitados por quem quer que seja. Claro, sempre tem uma fila, mas é percorrível.

Fui visitar o La Moneda. Vi todas as salas (inclusive o local onde morreu o Allende), os gabinetes, salões oficiais, etc. No que tange ao Allende, como a intenção é recuperar e manter a memória do país, eles restauraram o palácio tentando manter suas características de época (depois posto as fotos).

Agora, o que eu achei mais engraçadinho foi o setor da primeira-dama. O Chile, como qualquer país do mundo, tem a figura institucional da primeira-dama que, ao longo da história, sempre esteve encarregada de certas atividades. Quando a Bachelet foi eleita apareceu o problema: quem agora vai realizar as atividades da primeira-dama?

Para resolver o caso, logo após a eleição, Bachelet criou a Diretoria da Área Sócio-Cultural da Presidência e indicou uma senhora chamada Adriana Delpiano para o cargo. A senhora, no caso, era uma assistente social com muita experiência em política pública etc., e, também, amiga da Bachelet. Assim, ficou conhecida como primeira comadre.

Hoje, o cargo é ocupado por outra pessoa chamada María Eugenia Hirmas, mas o nome (primeira-comadre) ficou. Adorei .


Um comentário:

  1. Aqui a Ruth criou o Comunidade Solidária, que virou ONG com nome de Comunitas e saiu da asa do Estado, e agora a Marisa, ao que me consta, não faz lhufas...

    ResponderExcluir