quarta-feira, 17 de junho de 2009

Não estou no Chile, então vou voltar a comentar notícias do Brasil. Vejam bem isso:

"Comissão aprova projeto que unifica fusos horários do país
Texto atende a lobby das TVs, que são obrigadas a respeitar fusos locais na programação. Para neurologista, mudança causará sono nas pessoas que terão de adiantar o relógio para se adequar ao horário de Brasília DA SUCURSAL DE BRASÍLIA DA REDAÇÃO
Projeto de lei aprovado ontem na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado unifica os três fusos horários do Brasil, ordenando que todo o país seja regido pelo horário de Brasília.O projeto ainda será analisado pela Comissão de Relações Exteriores. Depois, pode ser votado no plenário do Senado. Se aprovado, segue para tramitação na Câmara. Poderá virar lei se for aprovado e sancionado pelo presidente Lula.Um dos argumentos do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), autor do projeto, é que a unificação dos fusos facilitará as transmissões de TV e rádio, que em 2007 trabalharam para reduzir de quatro para três os fusos horários no país.A eventual unificação dos fusos atende ao lobby das TVs. Em 2007, uma portaria federal obrigou as emissoras a respeitarem os fusos do país na veiculação dos programas. Uma novela com classificação indicativa para 14 anos, por exemplo, não pode ser levada ao ar antes das 21h, seja no horário de Brasília ou do Acre (uma hora atrasado em relação à capital).Para as emissoras, porém, é comercialmente mais vantajoso unificar a programação. O lobby das TVs é capitaneado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), entidade que congrega Globo, SBT e Record. Na justificativa do projeto, Arthur Virgílio argumenta que o atraso de uma hora em Estados do Norte e do Centro-Oeste dificulta a integração econômica e causa "descompasso no ritmo de progresso nas comunicações e nos transportes".Ainda segundo a justificativa do projeto, um único fuso horário "se justifica ante a unificação e informatização do sistema financeiro, o desenvolvimento dos transportes aéreos e das comunicações via satélite". Danos ao sono Segundo o neurologista Flávio Alóe, do centro de sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de SP, a unificação causará sono nas pessoas que terão de adiantar o relógio ao horário de Brasília."Anos atrás, estudos no Canadá mostraram que, nos dias após a mudança de horário, aumentavam os acidentes relacionados a dormir no volante. "Os fusos brasileiros foram definidos em 1913: o Acre ficou cinco horas atrás do meridiano de Greenwich (que passa pela Inglaterra); AM, MT, MS, RO e RR ficaram quatro horas atrás; o resto do país ficou com três horas de atraso; e Fernando de Noronha, com duas horas.Em abril do ano passado, o fuso do Acre foi incorporado ao de MT, MS, AM, RO e RR."

Alguém já viu uma coisa mais ridícula que essa proposta?!

Já, no caso, a preocupação do reporter de que, nos dias após a mudança de fuso, as pessoas podem ficar com sono e 'bater o carro' hahahahahahha

Gente, sabem por que, quando em São Paulo são seis da manhã em Manaus são cinco? Porque tá de noite...

E essa de que um único fuso horário "se justifica ante a unificação e informatização do sistema financeiro, o desenvolvimento dos transportes aéreos e das comunicações via satélite". Então por que a gente não unifica o fuso horário do mundo inteiro? Tudo bem que uma parte ia ter que trabalhar durante a noite mas e daí? Já pensou como seria melhor para as transmissões da Copa do Mundo no Japão e das Olimpíadas na Austrália, por exemplo! Nunca mais fórmula um as nove da manhã, nem jogo de tenis de madrugada. E todas as bolsas de valores do mundo funcionando juntas que espetáculo!!! Já pensou!? Além do que seria muito mais prático para fazer conference call com clientes gringos! Só tem vantagem!!!

É cada uma que aparece!!!

Em tempo, existe um país que faz isso (além da Holanda e outros locais diminutos que não contam): a China!

Em tempo, a distância entre a Serra do Divisor (Leste) até Ponta do Seixas (Oeste) é de 4.325 km. A distância entre Nova York e São Francisco é de 4.133 km. Nos EUA são 5 fusos (sem contar Alasca e Havaí).