sexta-feira, 8 de maio de 2009

Similaridades

Pontos em comum entre Chile e Brasil.

Superstição: aqui também se põe a vassoura de cabeça para baixo atrás da porta para espantar visita chata.

Truques de Espelhos: Adivinhem quem eu encontrei entre as atrações do Playcenter local (que se chama Fantasilandia)? Sim, ela mesma. A querida amiga Monga.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Valpo e Viña

Final de semana prolongado, fui conhecer Valparaíso e Viña Del Mar. Gostei (muito) das duas.

Valparaíso é uma cidade portuária e meio antiga que está um tanto abandonada. Os casarões estão meio que caindo aos pedaços, o centro está um tanto quanto decadente e a cidade ainda tem aquela população típica de zona portuária. Para ser um centro de atração turística, poderia estar mais bem cuidada.

Mesmo assim, vale muito conhecer. Para mim, pareceu uma mistura de Santa Teresa com Salvador (a cidade tem vários elevadores inclinados e verticais, por exemplo).















Valparaíso também tem a segunda casa mais legal do Neruda (já visitei as três), mas falo sobre elas depois.

Além disso, como o Carlos estudou em Valparaíso pudemos conhecer alguns locais locais da cidade. Um deles é o La Playa (quem conseguir dar um zoon, veja que belezinha o garçom máster pingüim que tem no logotipo).

Outro (J.Cruz) fica no final de um beco e é o bar com uma das decorações mais malucas que eu já vi. Tirei umas fotos sem flash (detesto incomodar quem está bebendo) e ficou tudo meio borrado e fora de foco. Mesmo assim, coloco as fotos que é para que vocês possam ter uma idéia.








Notem no alto à esquerda o filtro em forma de abacaxi (clássico) e o cachorro da RCA com um megafone. Segundo o Carlos, uma vez o cachorro caiu dali de cima. Pelo que fui informada, cachorro e cliente sobreviveram.

É bom ainda informar que esse boteco só serve uma comida (chorrillana), mas que é a coisa mais lariquenta que eu já vi. Imaginem um monte de batatas fritas quentinhas. Por cima das batatas, uma capa de cebola (também fritinha) bem transparente. Por cima das cebolas, suculentos cubinhos de carne que enchem de caldinho não apenas a cebola, mas a batata também. Por fim, por cima de tudo isso, um ovo mexido!!! molinho. Não consegue imaginar, aí está.

Já Viña está reservada para os ricos e famosos. Na orla, é cada prédio que deve fazer o Julio Neves chorar de emoção. Nem na Vila Nova Conceição se viu coisa igual. Só para vocês terem uma idéia um dos prédios, com várias torres - cuja mais alta deve ter uns vinte cinco andares - tem no seu miolo uma PALMEIRA!!!


Como sei que não é fácil de visualizar fiz umas fotos. Esse é o prédio.

Viram a palmeira? Então vai um close.


De qualquer forma, Viña é muito agradável! Bons lugares para comer, bonita paisagem, muita tranqüilidade e, para completar, tem cassino!!!

Por fim, além dessas duas cidades mais badaladas conheci Reñaca e Con Con onde fiquei hospedada(o hotel também merece um post a parte). São cidades menores, muito lindinhas e cheias daqueles predinhos que ficam encostados no morro e que parecem uma escada.

Depois volto com as casas do Neruda.