sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Inutilidades

Estava lendo a coluna na Mônica Bergamo de ontem (20/08) e me divertindo com as notícias sobre os banhos de álcool em gel que a Ivete Sangalo tomou para participar do prêmio Multishow.. Até aí, nenhum espanto. Eis que leio a seguinte passagem:

"Marinheira" de primeira viagem, a cantora, que até comprou um aparelho de ultrassom (cerca de R$ 150 mil) para ver o bebê em casa, saiu correndo do palco. "Ivete! Ivete!" É Regina Casé, que tenta alcançar a cantora. "Ivete! Deixa eu aproveitar que eu não vi sua barriga!", diz a atriz, que beija o barrigão da grávida. Ivete sorri, meio sem jeito, e volta a correr para a saída. "Não fala com ela!", avisa um assistente à repórter."

Espanto e admiração absolutos! Está lançada a pergunta que é também um apelo: Regina Casé como você conseguiu produzir esse milagre!? Me conta, me explica que eu também quero!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SPA

Já que estou na boa vida, resolvi aproveitar para entrar em forma, Além de praticar esqui (fina) estou nadando também.

O local onde tenho ido dar braçadas se chama SPA Clube Providencia, uma espécie de clube de bairro onde além de piscina e alguns aparelhos de ginástica há também sauna e hidromassagem.

Apesar de ter aulas de natação e hidroginática, a pessoa também pode optar por chegar a hora que quiser e sair nadando sem medo. As raias ficam divididas em nado cômodo, nado médio e nado rápido e há professores que podem, se você pedir, criar um plano de condicionamento físico. Se o seu estilo é entrar mudo e sair calado, também pode, é só escolher a raia e pronto. Há espaço também para gente que faz fisioterapia e para crianças.

Como não é exatamente uma academia e como tenho nadado sempre em horário comercial, a piscina vive cheia de senhorinhas com maios floridos e touquinhas que mais parecem toucas de banho. Na verdade, tem muita gente que vai lá mais para socializar dentro da piscina que para se exercitar.

Providencia, é bom esclarecer, é uma das Municipalidades de Santiago. Na verdade, Santiago não tem prefeito. A cidade é composta de diversas municipalidades e cada uma tem seu próprio alcalde. É como se em São Paulo, em vez de votar para prefeito, você votasse para o administrador regional da Lapa, ou de Pinheiros, sei lá.

Cada Municipalidade tem suas próprias regras: funcionamento de bares, manutenção de áreas verdes, escolas, etc. e fica com seus próprios impostos, que derivam basicamente de imóveis e alvarás de funcionamento de comércios e outros.

Parece que em relação aos impostos há um rachão, para que as Municipalidades mais pobres não fiquem com muito pouco. De qualquer forma, locais mais abastados acabam ficando com dinheiro no caixa e podem investir em clubes como o SPA Clube Providencia já mencionado.

Se você mora na região, vai pagar mais barato. Se morar em outra Municipalidade, poderá freqüentar o clube, mas o custo será mais alto.

Em tempo, transporte, polícia e outras necessidades mais amplas são administradas diretamente pelos Ministérios vinculados à presidência. Como aqui não é federação não existe Governador, mas sim um intendente regional, indicado pelo presidente e que é uma espécie de braço regional do Governo Central para administrar problemas mais regionais.

Aliás, após passar um tempo aqui, estou chegando a conclusão que esse negócio de Federação só serve para dar problema na cobrança de ICMS e perpetuar as capitanias hereditárias, mas isso pode ser assunto para outro tópico.

O charme extra do SPA Clube Providencia é o retorno para casa. Para voltar sempre pego o metro e tenho que dar uma caminhadinha até a estação mais próxima.

O legal é que essa caminhadinha deve ser feita por uma avenida chamada Pocuro que tem uma ciclovia e um caminho para pedestres espetaculares. Vejam algumas fotos.

Notem, na foto acima, que a pista da esquerda é para caminhar e a da direita para bicicleta. OLha o carinha pedalando aí...

Uns passeando o nenê e o cachorro e o outro pedalando...

Não tem muitas folhas e está fazendo frio, mas quem se importa?


E estão vendo a plaquinha ali ao lado, bem na esquina e virada para a rua?






Olha só que coisa mais simpática?

E aqui o pessoal bem que respeita essas coisas...