segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cadê minha bússola?

Dando seqüência ao rol de informações semi-úteis sobre Santiago, uma coisa que me chamou a atenção desde que eu cheguei aqui é a forma como as pessoas se orientam e, inclusive, marcam encontros. Vamos aos exemplos:

- O restaurante fica na esquina sur-oriente;


- Vamos nos encontrar na esquina nor-poniente das ruas Miguel Claro e Providência.

Ok, até para mim - que sou uma pessoa razoavelmente orientada - essa é a forma mais engraçada e maluca de marcar pontos de encontro que eu já vi.

Para quem não captou, explico: as pessoas aqui (todas elas) se orientam pelos pontos cardeais que chamam de norte, sur, poniente e oriente. Assim, o encontro na esquina nor-poniente (ou noroeste) pressupõe um conhecimento aprofundado da rosa dos ventos. Se não estiver familiarizado com o conceito apele para a bondade alheia. Vai ter sempre alguém disposto a lembrar que a referida esquina é aquela onde está o Starbucks.

A explicação para esse modo único de marcar encontro é que, como a cordilheira margeia toda a cidade pelo lado oriente (tô craque), fica fácil saber onde estão os 'pontos cardeais'.

Tá bem, eu até concordo. Mas vá aplicar esse raciocínio quando vc está dentro do buraco do metrô!

E aí você desce na estação do metrô e, em vez de encontrar uma explicação tipo: saída sentido Rua Consolação/saída sentido Rua Augusta; você encontra: saída Av. Providência Norte/saída Av. Providência Sul.

Para auxiliar os perdidos, as plaquinhas do metrô sempre tem a indicação de onde está o norte:

http://www.metrosantiago.cl/planos.php

Agora, vejam bem, depois de dar umas voltinhas pela plataforma quem é que lembra onde está o norte (quanto mais o nor-poniente)?

As placas de rua que indicam os caminhos pela cidade também usam essa estratégia. Imagino que depois de um tempo, vou me acostumar... se que todo mundo usa esses termos eu também vou chegar lá.

Seja como for, se algum dia você vir um chileno dando entrevista e informando que o suspeito fugiu para o oriente isso NÃO quer dizer que ele tenha ido se refugiar na China ou no Afeganistão. Ele, simplesmente, correu para lá.

Vou ficar devendo umas fotos com essas informações. Amanhã vou dar uma volta pela cidade e faço alguns registros.

Em tempo, andei buscando umas imagens do metrô para colocar aqui e começou a aparecer um monte de foto de mulher pelada. Daí achei essa matéria da BBC:

http://www.truveo.com/Stripper-que-dan%C3%A7a-em-metr%C3%B4-no-Chile-%C3%A9-presa/id/3719926185

Imagina em São Paulo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário