Como todo bom brasileiro tenho uma total (ou quase total) ignorância sobre os povos que habitavam a América espanhola. Sei que há muito mais do que Incas, Astecas e Maias mas fiquei boba ao descobrir que, no sul do Peru, uns caras chamados Changos faziam botes infláveis e pescavam tubarões, baleias e outros peixinhos. Os botes, diga-se, eram feitos de pele de leão marinho ou coisa que o valha.
O museu possui cerâmicas e objetos de pedra e madeira de vários povos e está organizado de modo que vc começa a visita pelo norte do México, desce pela América Central, Andes do Norte e do Sul além de Ilha de Marajó e Caribe. Achei o acervo muito legal.
Nunca fui para o Peru ou para o México então não sei como seriam os museus por lá, mas me chamou a atenção a pouca quantidade de peças em ouro e prata. Imagino que os espanhois devam ter derretido tudo. Uma grande pena, claro.
As tapeçarias são muito bonitas também. Tem uns quadrinhos que explicam sobre os diferentes pontos e formas de tecer e fazer figuras além, claro, de mostras de tecidos de diferentes padronagens.

Pelo que entendi são representações das pessoas que morreram e que são colocados sobre as tumbas.
Para quem tiver curiosidade, o museu tem um site bem organizadinho http://www.precolombino.cl/es/index.php
Voltando as trivialidades, após alguns dias aqui acho que deveria ter chamado o blog de Palta e Cia. Palta, para quem não sabe, é o abacate ou, mais precisamente, o avocado.
Tudo aqui leva palta. Quer sushi com abacate? Tem. Sanduíche de frango com abacate? Também tem. Salada de atum com abacate? Que pergunta.... Mc abacate. Também tem

Nenhum comentário:
Postar um comentário