quarta-feira, 1 de abril de 2009

Arte Precolombino

Ontem fui ao museu chileno de arte precolombino. Recomendo.

Como todo bom brasileiro tenho uma total (ou quase total) ignorância sobre os povos que habitavam a América espanhola. Sei que há muito mais do que Incas, Astecas e Maias mas fiquei boba ao descobrir que, no sul do Peru, uns caras chamados Changos faziam botes infláveis e pescavam tubarões, baleias e outros peixinhos. Os botes, diga-se, eram feitos de pele de leão marinho ou coisa que o valha.

O museu possui cerâmicas e objetos de pedra e madeira de vários povos e está organizado de modo que vc começa a visita pelo norte do México, desce pela América Central, Andes do Norte e do Sul além de Ilha de Marajó e Caribe. Achei o acervo muito legal.

Nunca fui para o Peru ou para o México então não sei como seriam os museus por lá, mas me chamou a atenção a pouca quantidade de peças em ouro e prata. Imagino que os espanhois devam ter derretido tudo. Uma grande pena, claro.

As tapeçarias são muito bonitas também. Tem uns quadrinhos que explicam sobre os diferentes pontos e formas de tecer e fazer figuras além, claro, de mostras de tecidos de diferentes padronagens.

Uma das coisas que mais me impressionou foram umas figuras de madeira de uns 2,5 metros chamadas Chemamull (os carinhas aí ao lado) que são talhados pelos Mapuches.

Pelo que entendi são representações das pessoas que morreram e que são colocados sobre as tumbas.

Para quem tiver curiosidade, o museu tem um site bem organizadinho http://www.precolombino.cl/es/index.php

Voltando as trivialidades, após alguns dias aqui acho que deveria ter chamado o blog de Palta e Cia. Palta, para quem não sabe, é o abacate ou, mais precisamente, o avocado.

Tudo aqui leva palta. Quer sushi com abacate? Tem. Sanduíche de frango com abacate? Também tem. Salada de atum com abacate? Que pergunta.... Mc abacate. Também tem

Nenhum comentário:

Postar um comentário