quarta-feira, 17 de março de 2010

Diplomado

Hoje fiz minha primeira aula.
Foi divertido, afinal, a vagabundagem já cansou faz tempo. Colocar a massa cinzenta para trabalhar um pouquinho mais faz bem. Atualmente, meus neurônios só se exercitam em atividades como ver filmes e aprender a baixar arquivos no torrent (atividade, na qual – diga-se – sou muito mal sucedida).
Para quem não sabe, estou fazendo diplomado na área de tributação.
Sim, eu sou masoquista, mas não se preocupem. Eu não pretendo fazer um cotejo entre os sistemas brasileiro e chileno.
Se é para fazer algum tipo de comparação, creio que posso fazê-la entre os sistemas de diplomado já que em São Paulo fiz especialização na PUC. Até porque, aqui o diplomado també é oferecido pela Universidad Católica.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato de que o diplomado pode servir como uma prévia para o mestrado. Significa que, se no final do ano, eu decidir partir para um mestrado, posso simplesmente exercer essa opção. Terei nesse caso mais um ano de estudos e os créditos já cursados valem para a obtenção do título.
Além disso, algumas aulas são ministradas pela manhã – o que não é muito comum para os cursos de especialização brasileiros (COGEAE, IBEMEC, GV, etc.), salvo quando o curso é realizado aos sábados.
O nível dos professores, até o presente momento, está muito bom. O modelo é o mesmo adotado no Brasil também (caras com carreira acadêmica que são também “profissionais de sucesso”).
O sistema de aulas é totalmente diferente daquele usado pelos cursos acima, que adotam o sistema maleta de seminários. Se por um lado a leitura de casos e a apresentação de seminários ajudam (e, porque não dizer, obrigam) o sujeito a estudar, as discussões prévias em sala de aula sempre me pareceram excessivas e bem inúteis.
Aqui, são aulas expositivas com espaço para perguntas etc.
Mas o que me chamou a atenção foi o controle de presença. Antes de cada aula (são três terça de manhã e duas na quinta à noite) a pessoa tem que assinar uma lista que fica na mesinha do lado de fora da sala de aula.
Sabe aquela idéia de que as pessoas são adultas e sabem se cuidar? Aqui não vale.
Quanto à qualidade geral do curso, só o tempo dirá.
E só atualizando: continua tremendo, mas com menos intensidade. O dia do apagão é que foi terrível. Fiquei morrendo de medo de ser um aviso de tremor, mas era só uma sobrecarga biruta.
Depois conto sobre os ETs que previram o terremoto e o tsumani que se seguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário